
Os 5 elementos e os doshas
O homem é considerado o microcosmos da natureza, uma vez que os cinco elementos básicos presentes em toda a matéria existem também dentro de cada indivíduo.
O elemento Éter se relaciona com o espaço. Em nosso corpo ele também está presente nos vazios que nos compõem.
O elemento Ar é o segundo elemento cósmico, o espaço em movimento e apresenta-se nos movimentos fisiológicos.
O terceiro elemento é o Fogo. A fonte de fogo e luz no cosmos é o Sol. No corpo humano a fonte do fogo e da luz são, respectivamente, o metabolismo e a percepção.
A Água é o quarto elemento. São os fluidos corpóreos e o “veículo” impulsionado pelo ar.
A Terra aparece como quinto elemento. No corpo humano é a terra quem nos dá esta forma, constituindo nossas estruturas densas: ossos, cartilagens, unhas, músculos, pele, cabelo…
Se os cinco elementos são os “ingredientes” básicos da matéria, proporções diferentes deles podem formar “receitas” diferentes. Assim, os seres humanos podem, conforme proporção dos cinco elementos presentes em sua constituição, ser encaixados em três grupos principais:
Este conceito é chamado de teoria tri-Dosha, ou teoria dos Doshas e serve como fundamentação para todas as práticas terapêuticas e estudos da Medicina Ayurvédica.
Cada dosha se manifesta de maneira diferente e possui atributos e qualidades específicas. Estas características são quem vão definir a personalidade, o metabolismo, a estrutura física e psíquica e toda a relação que a pessoa tem com o mundo externo.
